Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Samuel unge Davi

A época dos Reis
 
Quando os israelitas chegaram a Canaã, já havia ali outro povo. Eram seus inimigos e lhes declaravam guerra continuamente. Cada um daqueles povos tinha seu próprio rei. Para poder lutar contra eles e vencê-los, os israelitas constituíram um reino e, ajudados por Deus, nomearam seus próprios reis.
 
Samuel unge Davi
 
Samuel foi consagrado desde muito pequeno a servir  a Deus no templo. Deus sempre esteve ao seu lado e com o passar dos anos tornou-se um ancião muito sábio. Por meio dele, o povo de Israel soube que Davi seria rei. Deus disse a Samuel:
 
"Um segredo confiarei a você, o novo rei de Israel é um dos filhos de Jessé. Enche o chifre com óleo para ungi-lo e via buscá-lo em Belém. Eu indicarei qual dos oito irmãos é o eleito para tornar-se rei"
 
Quando Samuel chegou a Belém, foi recebido com muito respeito. Todos faziam muitas perguntas, mas ele não revelou o segredo a ninguém. Ao ver os filhos de Jessé, olhou-os com atenção. Sabia que um deles seria o eleito por Deus para ser rei da nação de Israel.
Passaram diante dele sete irmãos e nenhum era o eleito.
Samuel perguntou a Jessé:
"Não tem outro filho? Pois Deus não elegeu nenhum destes".
"Falta somente Davi, que é o menor e está no campo cuidando das ovelhas", respondeu Jessé.
 
 
 Samuel disse: "Vá buscá-lo".
O mensageiro de seu pai o encontrou tocando harpa, ao lado do rebanho.
Quando Davi voltou para casa, Deus disse a Samuel: "Unge-o, ele é o eleito". Samuel pegou o chifre e derramou óleo sobre a cabeça de Davi. Diante de todos, disse:
"Serás o rei de Israel".
 

1 Samuel 16 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A morte de Moisés

"Moisés era já ancião. Pressentia o momento de sua morte. Pensa no seu povo amado e dá as últimas recomendações:
'Chegou o momento de entrarem na terra prometida. Deus guiará vocês e ajudará a derrotar os inimigos. Sejam valentes e nunca duvidem de que Deus está ao lado de vocês'.
Para poder pôr os pés naquela terra, necessitam de um líder que os guie até o final.
Moisés voltou-se para seu amigo e ajudante Josué e disse:
'É o desejo de Deus que você seja o novo chefe de nosso povo. Confie nele e não tenha medo. Não se esqueça de ler ao povo os mandamentos, pois esta é a vontade de Deus'.
 
 
Logo entoou uma bela canção de louvor e agradecimento a Deus. Os pés de Moisés já não podiam pisar a terra prometida. Mas Deus foi bondoso com ele. Levou-o ao topo do monte Nebo e de lá seus olhos quase cegos puderam contemplar a bela vista da planície de Canaã. Moisés se encheu de alegria e morreu feliz.
 
 
Seu povo chorou sua morte por muito tempo e sempre o considerou o maior profeta de Israel."
 
Deuteronômio 6

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A exploração de Canaã

Depois de ter atravessado o deserto, os israelitas chegaram aos limites de Canaã, a terra prometida. Moisés enviou doze homens para que averiguassem tudo o que pudessem. Os exploradores ficaram fora quarenta dias e voltaram com enormes cachos de uva, que tinham de ser carregados por dois homens.
Dez dos homens diziam: "É uma terra extraordinária de onde brota leite e mel! Mas os seus habitantes são muito fortes e não podemos atacá-los". Mas dois dos exploradores, Josué e Caleb, disseram a Moisés: "A terra é muito boa e Deus está conosco. Vamos nos preparar para entrar sem medo na terra prometida!"
 
 
Naquela noite, no acampamento, as pessoas se sentiram muito infelizes. Tinham perdido a confiança em Deus e lamentavam ter deixado o Egito. Deus ficou muito irritado ao ouvi-los. Então disse a Moisés: "Vocês seguirão pelo deserto durante quarenta anos. Nunca colocarão os pés em Canaã, a não ser Josué e Caleb. Serão seus filhos que tomarão posse e desfrutarão esta terra."

Números 13 e 14

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Os dez mandamentos

Depois de muito caminhar, os israelitas chegaram ao monte Sinai e acamparam em suas encostas. Uma nuvem densa cobriu a montanha e, pouco a pouco, se transformou em fumaça. Havia raios e trovões, o chão tremia e se escutava um som forte de trombeta. Todos no acampamento tremeram de medo.
No alto da montanha, se ouvia a voz de Deus chamando Moisés para que subisse até o cume.
Deus entregou a Moisés duas tábuas de pedra com dez mandamentos para o povo. Deus mesmo os escreveu!
 
 1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar seu santo nome em vão
3º Guardar os domingos e festas
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não roubar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias
 
Os israelitas juraram cumprir tudo o que Deus mandou.
Êxodo 19 e 24

O maná e as codornizes

Os israelitas caminharam pelo deserto em busca da terra prometida. Depois de algum tempo, não tinham nada para comer e começaram a murmurar contra Moisés. Culpavam-no por tê-los tirado do Egito.
Deus ouviu as queixas e disse a Moisés:
"Diga a eles que esta noite comerão carne e amanhã de manhã terão pão."
 
Naquela tarde, uma nuvem de codornizes caiu sobre o acampamento. De manhã, o campo apareceu coberto de finos grãos brancos.
 
Moisés disse ao povo: "Este é o pão que Deus nos envia". Chamaram este alimento de maná e o comeram durante quarenta anos, até chegarem ao país de Canaã.
 
 
Êxodo 16

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A passagem do mar Vermelho

Os israelitas abandonaram o Egito, e Deus os guiava-os pelo deserto. Uma nuvem em forma de coluna os cobria de sombra durante o dia. Durante a noite, uma coluna de fogo os iluminava.
Mas o faraó se arrependeu de tê-los deixado partir. Quem iria realizar o trabalho duro se não havia escravos?
Então, os egípcios, com todos os cavalos, carros e armas que tinham, saíram para buscá-los.
 
 
 
Encontraram-nos acampados na margem do mar Vermelho. Ao perceber que os egípcios se aproximavam, os israelitas clamaram a Deus, cheios de medo.
Então Deus disse a Moisés:
"Toma a vara e estende a sua mão. O grande mar se dividirá diante de você, para que o povo de Israel passe ao outro lado".
Um vento muito forte dividiu as águas em duas e Moisés conduziu o povo até a outra margem.
Os soldados egípcios os seguiram, para prendê-los e matá-los.
Mas Moisés estendeu a mão, e o mar voltou ao seu lugar.
O exército do faraó acabou afundando nas águas do mar Vermelho.

Êxodo 12 e 14

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A dez pragas do Egito

Moisés e seu irmão Aarão se apresentaram ao faraó e lhe disseram: "Deixe que nosso povo saia do Egito e seja livre." Mas o faraó se negou: "Não sairão daqui!". E mandou os seus soldados reprimir os israelitas. Deus se irritou e preparou um castigo terrível. dez pragas caíram sobre os egípcios.
 
 

 
1ª praga
A primeira praga chegou: Deus converteu em sangue a água dos rios, dos lagos e dos poços.
 
2ª praga
Dos rios saíram milhares de rãs que invadiram todas as partes: na cama do faraó, na cozinha e por toda a parte saltavam rãs.
 
 
O faraó disse a Moisés: "Peça ao seu Deus que que leve todas estas rãs e deixarei livre o seu povo."
As rãs desapareceram, mas o faraó não cumpriu a promessa.
 
3ª praga
A vara de Moisés tocou o solo e o pó se transformou em mosquitos. Nuvens de mosquitos cobriam o corpo das pessoas. As picadas eram insuportáveis.
 
4ª praga
Deus enviou enormes enxames de moscas. O faraó estava desesperadoe, de novo, prometeu a Moisés que deixaria o seu povo sair se a praga acabasse. A praga cessou, mas o faraó não cumpriu a promessa.
 
 
5ª praga
As ovelhas, os burros, as cabras e o gado dos egípcios morreram. Nem sequer um animal dos israelitas ficou doente.
 
 
6ª praga
Moisés lançou no ar um punhado de cinza e contaminou o ambiente. A pele dos egípcios se encheu de chagas e não suportavam mais a dor das feridas. Mas o faraó não fez nada.
 
 
7ª praga
Uma tormenta de raios e granizo destruiu todas as colheitas.
 
 
8ª praga
Uma praga de gafanhotos invadiu os campos. Nada do que era verde sobrou e os egípcios tiveram muita fome.

9ª praga
Durante três dias, o povo do Egito ficou no escuro. O faraó chamou Moisés e lhe deu permissão para sair do Egito junto com seu povo, mas impôs uma condição: deixar os rebanhos. Moisés não aceitou: "Os animais devem ir conosco".
 
10ª praga
Com a décima praga, o faraó se rendeu. à meia-noite todos os filhos primogênitos dos egípcios morreram.
 
 
 
Êxodo 5 e 12

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Deus chama a Moisés

"Um dia, Moisés estava cuidando do gado no deserto. Ali viu algo muito especial: uma sarça ardente, porém o fogo não a consumia. Surpreso e deslumbrado, aproximou-se para ver o espetáculo. Naquele instante, ouviu a voz de Deus, que vinha da sarça: 
"Moisés, Moisés!"
"Aqui estou", respondeu ele.
"Tire as sandálias, porque você está pisando em lugar santo".
Deus disse:
"Eu vi quanto maltrataram o meu povo no Egito. Ouvi seu clamor. Estão sofrendo muito e sentem uma grande dor. Decidi libertá-los desta terra. Guiarei o povo pelo deserto até chegar a um país onde serão livres. Você é o eleito para tirar meu povo do Egito. Deve dizer ao faraó que os deixe sair. Eu estarei com você, guiando seu caminho."
 
 
Êxodo 3 e 4