Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Samuel unge Davi

A época dos Reis
 
Quando os israelitas chegaram a Canaã, já havia ali outro povo. Eram seus inimigos e lhes declaravam guerra continuamente. Cada um daqueles povos tinha seu próprio rei. Para poder lutar contra eles e vencê-los, os israelitas constituíram um reino e, ajudados por Deus, nomearam seus próprios reis.
 
Samuel unge Davi
 
Samuel foi consagrado desde muito pequeno a servir  a Deus no templo. Deus sempre esteve ao seu lado e com o passar dos anos tornou-se um ancião muito sábio. Por meio dele, o povo de Israel soube que Davi seria rei. Deus disse a Samuel:
 
"Um segredo confiarei a você, o novo rei de Israel é um dos filhos de Jessé. Enche o chifre com óleo para ungi-lo e via buscá-lo em Belém. Eu indicarei qual dos oito irmãos é o eleito para tornar-se rei"
 
Quando Samuel chegou a Belém, foi recebido com muito respeito. Todos faziam muitas perguntas, mas ele não revelou o segredo a ninguém. Ao ver os filhos de Jessé, olhou-os com atenção. Sabia que um deles seria o eleito por Deus para ser rei da nação de Israel.
Passaram diante dele sete irmãos e nenhum era o eleito.
Samuel perguntou a Jessé:
"Não tem outro filho? Pois Deus não elegeu nenhum destes".
"Falta somente Davi, que é o menor e está no campo cuidando das ovelhas", respondeu Jessé.
 
 
 Samuel disse: "Vá buscá-lo".
O mensageiro de seu pai o encontrou tocando harpa, ao lado do rebanho.
Quando Davi voltou para casa, Deus disse a Samuel: "Unge-o, ele é o eleito". Samuel pegou o chifre e derramou óleo sobre a cabeça de Davi. Diante de todos, disse:
"Serás o rei de Israel".
 

1 Samuel 16