Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os dois filhos

"O que vocês acham disso? Certo homem tinha dois filhos. Ele foi ao primeiro, e disse: 'Filho, vá trabalhar hoje na vinha'. O filho respondeu: 'Não quero'. Mas depois se arrependeu e foi. O pai dirigiu-se ao segundo filho, e disse a mesma coisa. Esse respondeu: 'Sim, senhor,eu vou'. Mas não foi. Qual desses dois fez a vontade do pai?" Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: 'O primeiro'. Então Jesus disse: 'Pois eu garanto a vocês: os cobradores de impostos e prostitutas vão entrar antes de vocês no Reino do Céu. Porque João veio até vocês para mostrar o caminho da justiça, e vocês não acreditaram nele. Os cobradores de impostos e as prostitutas acreditaram nele. Vocês, porém, mesmo vendo isso, não se arrependeram para acreditar nele."
Mateus 21, 28-32



Esta palavra de hoje parece um pouco dura, ao lermos e notarmos que Jesus afirma que as prostitutas e os cobradores de impostos entrarão antes no Reino do Céu, porém se analisarmos o período em que foi vivido e a situação em que viviam os sacerdotes e anciãos, Jesus diz isto, pois quando uma prostituta ou um cobrador de impostos (que na época era considerado pecador) se convertiam, eles se convertiam de todo o coração e não mais praticam o pecado. No entanto, muitos chefes dos sacerdotes e anciãos se diziam filhos de Deus, mas não agiam como tais. Eles não viviam verdadeiramente a conversão, eles não acreditavam de todo o coração nessa verdade. Tanto é que Jesus cita que João veio antes dele para que eles conhecessem a Deus e eles não acreditaram em João, nem mesmo quando as prostitutas e os cobradores acreditaram.
Por isso Jesus menciona esta palavra. De nada adianta você afirmar que Jesus é o seu Senhor, se você não vive e não pratica aquilo que ele diz.
Não importa se você vai apenas depois que o Pai te chama, o que importa é a sua intenção de verdadeiramente ir. 
Jesus nos pergunta hoje: você irá somente porque ficou com peso na consciência e resolveu ir, ou você aceitará porque você acredita na importância desse pedido?
Pense nisso!
Converta-se de todo coração.