Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Elias

Acab, rei de Israel, adorava um ídolo chamado Baal. Deus enviou o profeta Elias para dizer a ele: "Durante 3 anos não choverá nem terá orvalho.". Incomodado com a profecia, o rei ordenou a morte de Elias. Ele fugiu e escondeu-se junto a um riacho. Enquanto estava ali, os corvos levavam pão e carne em seus bicos todos os dias para Elias.
 
 
Depois de 3 anos, Deus chamou Elias para que  regressasse à cidade e mostrasse a Acab que Baal é um deus falso. Elias obedeceu. Depois de vários dias caminhando, cansado e com fome, encontrou na porta da cidade uma viúva que recolhia lenha. Elias chamou a mulher e pediu um pedaço de pão.
Apesar de ela ter apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite, foi para casa, preparou um pequeno pão e levou a Elias a metade.
 
 
Quando a mulher voltou para casa, viu que a tigela de farinha estava cheia e a garrafa de azeite também. Desde aquele instante, mesmo que fizesse pão todos os dias, a farinha e o azeite nunca terminavam.
 
 
1 Reis 17,18-19 e 2 Reis 2

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O tempo dos Profetas

Depois da morte do Rei Salomão, seguiram muitos reis maus, que não obedeciam a Deus e adoravam a deuses falsos. O povo de Israel caiu em desgraça. Os inimigos de reinos vizinhos tomaram a cidade e destruíram as muralhas. Muitas pessoas morreram. As que permaneceram vivas foram feitas prisioneiras e condenadas à escravidão. Em meio a essa situação, Deus enviou os profetas. Eles falavam nos locais públicos. Criticavam tanto o rei quanto o povo e suas más ações. E indicavam o comportamento que deviam assumir para recuperar a amizade de Deus. Mas os israelitas não ouviam e perseguiam os profetas, querendo matá-los.


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O Rei Salomão

Depois da morte de Davi, seu filho Salomão foi proclamado rei de Israel. Deus apareceu a ele em sonhos e disse:
"Peça-me o que quiser e lhe concederei"
Salomão então pediu:
"Dá-me um coração sábio, para eu poder governar com justiça."
O pedido de Salomão agradou muito a Deus, que disse:
"Concederei o que você me pediu e acrescentarei riqueza e glória"
A fama de sábio de Salomão se difundiu além dos limites de seu reino. De todas as partes vinha gente para escutá-lo e pedir conselhos.


Um dia, duas mulheres que viviam juntas se apresentaram diante dele. Uma tinha entre seus braços um bebê. Uma delas disse: "Senhor, o filho desta mulher morreu durante a madrugada e, aproveitando que eu estava dormindo, ela trocou pelo meu. Logo que o vi, me dei conta de que não era o meu filho".
A outra disse: "Não está certo. Meu filho está vivo, e o teu, morto!"
Depois de ouvi-las, Salomão tomou a criança viva e disse ao soldado:" Parte o bebê em dois e dá a metade a cada uma das mulheres" Uma delas aceitou. A outra se pôs a chorar e disse ao rei: "Não o mate! Prefiro renunciar ao meu filho"
Salomão pronunciou imediatamente a sentença: "Entreguem esta criança a esta mulher que está dispota a renunciar a ele. Ela é a mãe verdadeira."

1 Reis 3

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Davi e Golias

Os filisteus eram inimigos dos israelitas e os enfrentaram em uma batalha. Num monte estavam os israelitas e em outros os filisteus. Entre os filisteus havia um gigante de três metros de altura, chamado Golias. Ele foi ao acampamento dos israelitas e os desafiou:
"Quem se atreve a lutar comigo corpo a corpo?!"
Os soldados tinham muito medo dele e nenhum se atreveu a brigar.
Foi o jovem Davi o único que teve a valentia de duelar com o gigante. Todos ficaram surpresos com a decisão de Davi e tentaram dissuadi-lo. Ele não voltou atrás. Golias foi ao encontro de Davi, armado até os dentes. Davi escolheu cinco pedras bem lisas e uma funda e se aproximou do gigante.
Ao ver Davi tão jovem e quase desarmado. Golias lançou um olhar de desprezo e disse:
"Por acaso eu sou um cachorro para que venha a mim com um pau?" Davi disse:
"Você não me assusta. Estou com Deus e serei vencedor"
 
 
 
Davi correu em direção a Golias e lançou uma pedra com a funda. A pedra acertou a testa do gigante e ele desabou no chão. Os filisteus, vendo seu herói morto, saíram correndo.

1 Samuel 17