Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jonas e o grande peixe

Deus disse ao profeta Jonas:
"Quero que você vá pregar na cidade de Nínive".
Jonas não quis ouvir a ordem de Deus e embarcou num navio em direção a Társis. Quando já estavam em alto-mar, Deus enviou uma grande tempestade. As ondas eram cada vez maiores e o barco estava prestes a naufragar. Todos os marinheiros estavam muito assustados. Cada um rezava ao seu deus. Jonas estava no porão e dormia profundamente. O capitão o encontrou e ordenou que invocasse também o seu Deus. Suspeitaram que aquela tormenta era um castigo divino e começaram a se perguntar quem seria o culpado. Jonas confessou que ele era o culpado e disse:
"Peço que vocês me joguem no mar e verão como o mar se acalmará".
Os marinheiros o jogaram do navio e imendiatamente a tormenta cessou. Quando Jonas caiu na água, Deus enviou um grande peixe para o engolir. Dentro da barriga daquele grande peixe, Jonas passou três dias e três noites. Durante esse tempo, rezou e pediu perdão a Deus por ter contrariado a sua vontade.
 
 
Deus mandou o peixe à praia para que vomitasse Jonas são e salvo. Novamente Deus mandou Jonas pregar em Nínive. Ele obedeceu. Durante três dias, percorreu cada canto da cidade e anunciou sua destruição em quarenta dias. Os ninivitas ouviram o profeta. Arrependeram-se de todo mal que tinham feito e Deus lhes perdoou.
 
Jonas 1 e 2

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Elias e o Deus verdadeiro

Quando Elias foi encontrar-se com Acab, para mostrar que Baal era o ídolo falso, fez a seguinte proposta: "Manda todo o povo de Israel se reunir comigo no monte Carmelo. Ali você me entregará um touro e outros aos sacerdotes de Baal. Cada um dos touros será posto no altar, mas sem acender o fogo. Os sacerdotes invocarão seu Deus e eu invocarei o meu. O Deus que responder acendendo o fogo é o Deus verdadeiro".
Os sacerdotes de Baal preparam tudo. Cantavam e dançavam ao redor do altar, invocando seu Deus. "Gritem mais alto, talvez Baal esteja dormindo", dizia Elias. Durante toda a tarde, continuaram gritando e suplicando. Terminaram esgotados e não conseguiram acender o fogo.
Chegou a vez de Elias. Preparou o altar com a carne de touro e molhou a lenha e a oferenda com água.
Então Elias rezou a Deus e lhe disse:
"Ó, Deus, respondei-me. Assim todos saberão que sois o verdadeiro Deus!" No mesmo instante um fogo veio do céu e queimou o touro, a lenha e as pedras do altar. Ao ver isso, todos gritaram:
"O Senhor é o Deus verdadeiro!"
 
 
Depois desta manifestação divina, os sacerdotes de Baal perseguiram Elias, para matá-lo. Elias fugiu para as montanhas. Sendo já bem idoso, num dia que caminhava para Jericó, passou um carro puxado por cavalos de fogo. Elias subiu na carruagem e, num turbilhão de fogo, subiu ao céu.